quinta-feira, 19 de abril de 2012

Educar.. ensinar


Hoje foi dia de regresso à escola. Depois de quase uma semana de cama, confesso que já tinha saudade dos meus alunos.
Para quem não sabe, apesar de infelizmente ter um horário muito pequeno, ensinar é o que me dá prazer.
Sinto que a minha passagem, é precisamente para fazer aquilo que amo... ensinar!
Longe de ser a melhor, a mais perfeita, orgulho-me da relação que tenho com os meus miúdos.
Só eu sei o quanto me completa, entrar na escola e ver aquelas caras larocas, a correrem na minha direcção para dizerem "Olá professora", "Hoje está tão bonita", " Pôs rimel hoje?"  "Essa base é nova" derreto-me a cada abraço, a cada beijo, a cada palavra meiga e doce.
Não sou melhor que ninguém.. mas uma coisa é certa a minha relação com eles vai para além do ensino,o amor e carinho é visível a todos... É como se fossem meus... os meus meninos...
Sei que com o stress do dia-a-dia, grande parte dos pais chega a casa e acaba por não desfrutar dos filhos e confesso que sinto muito essa carência nas crianças, elas sentem necessidade do toque.. do abraço... do beijo... daí muitas vezes me dizerem " Quem me dera que fosse a minha mãe" isto só pelo facto que se for preciso dar colo, dar beijo, repreender eu faço-o.
Hoje como ainda não estou a 100%, quando vieram na minha direcção e os afastei com medo de que pudessem apanhar o vírus, nem imaginam como ficaram as carinhas deles..
Quem me conhece já sabe a minha resposta " A professora assim que estiver melhor vai compensar-te com muitos beijinhos"...
A toda a hora sai-me um "Veste o casaco", "Não tens frio? Vai já procurar o casaco" "Olha que ficas doente", "Já lanchas-te?" sou muito protectora com eles...
Não me interessa quem ache que não deva ter esta relação com eles, porque eu sinto necessidade de ser como sou... e sim eles têm o devido respeito... Sou  professora, mas também sou uma amiga,  protectora, e  confidente...
Não é por acaso que após alguns anos de ensino, tenha descoberto, desde maus tratos, falta de bens essenciais, mil e um problemas... E eu baixei os braços? Nunca.. porque o meu dever é lutar pelo melhor das crianças...
Ainda hoje chamei a tia de um aluno, ( o aluno foi abandonado pela mãe que o teve com 13 anos) e ninguém quis saber do miúdo a não ser esta tia, já com alguma idade, que não fazer nada do menino.
Impotente, porque ele não quer comer! Impotente, porque ele foge de casa pela janela ( estou a falar num miúdo de 6 anos) Impotente, porque ele não tem respeito a ninguém...
Se posso mudar o mundo? Não posso... mas comigo ele não vai para o recreio sem beber 2 pacotinhos de leite! Quando se porta mal repreendo e fica de castigo... Quando fica mais calmo, converso com ele e ele acaba por pedir desculpa...
Não é fácil educar... Não é fácil ensinar... mas tudo o que faço é por amor! Gosto de ser como sou... Esta noite apeteceu-me falar sobre este tema :)

2 comentários:

  1. Adorei, está uma fofura :D
    Este texto representa tudo o que já conheço de ti e posso confirmar que não há uma única informação errada.

    És uma linda , linda !!

    ResponderEliminar
  2. :) Obrigada pelo comentário :)
    Adoro-te lindona :)

    ResponderEliminar